Se você é proprietário de imóvel e trabalha com aluguéis, com certeza, já passou maus bocados na hora da entrega do imóvel pelo inquilino, não é mesmo?
Principalmente, se você não realizou a vistoria de entrada com auxílio de um profissional. Na hora da devolução das chaves do imóvel, o que o locador/proprietário encontra, muitas vezes, é devastador! E tem que arcar com o prejuízo de uma bela reforma para alugá-lo novamente. Será que vale a pena?
E, se o inquilino for questionado, diz: “já estava assim quando eu entrei.” E o que se pode fazer nessa situação? Não havendo a comprovação da vistoria de entrada, relatando o estado de todo o imóvel, não há muito o que se fazer, infelizmente. Por isso, a vistoria é tão importante e se torna uma garantia para o locador mas, também para o locatário/inquilino porque o contrário também pode acontecer.
O inquilino pode adentrar num imóvel que tenha algum defeito e, posteriormente, ficar responsável pelo conserto, tendo em vista que, não foi comprovado que aquela situação já existia no momento da entrega do imóvel.
Em suma, a vistoria de entrada e saída do imóvel é uma garantia para ambas as partes. E esta deve ser realizada por um profissional especializado e competente.
Se você não quer ter dor de cabeça na hora de locar imóveis, seja você locador ou inquilino, faça a vistoria do imóvel.
Gostou do conteúdo? Compartilha com quem precisa saber disso.
Equipe CAF Advocacia.
Dra. Tairine Venancio | OAB/BA 42643
No Comments